Quinta, 30 Abril 2020 13:57

“Vai ficar tudo bem”: O poder das palavras no atual momento

O poder das palavras no atual momento.jpg

O movimento “Vai ficar tudo bem” (traduzido para o português) foi criado por mães italianas e já tomou conta de diversos países. Foto: Divulgação

O mundo está passando por um momento difícil com a crise sanitária que enfrenta. Em meio a tantos fatos ruins, que causam apreensão, incertezas e pessimismo, surgem também ações positivas, que geram otimismo para que essa pandemia seja vencida e as transformações necessárias à sociedade aconteçam.

Em todos os cantos no mundo são despertados exemplos de solidariedade. Iniciativas simples dão o alívio para enfrentar com responsabilidade o isolamento social, porém, com positividade esta situação. Um exemplo surgiu no sul da Itália e tem colorido diversas janelas pelo mundo.

Os artistas são pequenos no tamanho e na idade, porém possuem uma imaginação de gente grande. O movimento “Vai ficar tudo bem” (traduzido para o português) foi criado por mães italianas e já tomou conta de diversos países. As crianças desenham um arco-íris e escrevem uma mensagem de esperança e a mobilização também tem ganhado espaço nas redes sociais.

Poder da palavra

Esta campanha evidencia como a comunicação neste momento pode ajudar. As palavras são importantes ferramentas para inspirar e motivar as pessoas, como destaca a psicóloga da Prati-Donaduzzi, Denize Polla.

“Se soubéssemos o poder que nossas palavras têm, prestaríamos mais atenção no que falamos aos outros e a nós mesmos em nossos diálogos internos. Pesquisadores afirmam que antes de criarmos nossa percepção externa, primeiro a criamos internamente, e isso se faz através da nossa comunicação”.

Além disso, a psicóloga também explica que neste momento que o mundo vive, as palavras podem influenciar diretamente as pessoas, seja positivamente ou de forma negativa. “A primeira orientação é desenvolver uma mentalidade positiva, pois as palavras refletem o nosso "eu". Se o padrão de pensamento é negativo, o que mais verbalizamos são palavras com essas características”.

Em época de tanta dor, são as palavras do dia a dia que podem evidenciar o carinho, solidariedade e compaixão ao próximo. “Ao sermos gentis, estamos mostrando aos demais um pouco da nossa personalidade, e tratando os demais de maneira amável”, enfatiza a Denize.

Confira as dicas da profissional para ser positivo:

- Desenvolva a empatia. Não fale para o próximo o que não gostaria que falassem para você;

- Evite falar apenas de coisas ruins e compartilhar informações negativas;

- Desenvolva a habilidade da escuta seletiva, isso significa "escolher", dentre todas as palavras e informações quais realmente merecem a sua atenção;

- E por fim, lembre-se de fazer uma avaliação antes de falar algo e reflita: Qual é a minha intenção em falar isso? Qual o impacto terá este conteúdo?.

Ler 3979 vezes Última modificação em Quinta, 30 Abril 2020 16:56