Quinta, 09 Setembro 2021 15:41

Programa Recomeçar leva esperança aos detentos da 20ª Subdivisão Policial de Toledo

Foto site-09.09.jpg

Recomeços transformam vidas. Para quem está em processo de reinserção na sociedade, pensar na vida fora da carceragem parece difícil. Porém, encontrar um olhar mais humano faz toda a diferença. Como o que acontece com 30 detentos da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, que estão tendo a oportunidade de um novo caminho.

O Programa Recomeçar é desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi há 10 anos, em parceria com o Departamento Penitenciário de Toledo (DEPEN) e Fórum, através do Conselho da Comunidade. Na quarta-feira (9) o projeto foi retomado, este ano atenderá homens que se encontram no sistema carcerário e buscam novas oportunidades.

O grupo vai ter capacitações para se preparar para o mercado de trabalho, atividades esportivas, artísticas, acompanhamento com profissionais da saúde, além de momentos religiosos, os trabalhos devem ocorrer no sistema híbrido, intercalando os grupos presenciais. Atividades que animam os detentos.  “Errar todo mundo erra, mas o difícil é se reerguer e ter quem estenda a mão. É um recomeço e uma oportunidade que são poucos que têm, eu quero aproveitar a minha”, comenta emocionado um dos participantes.

Retomada

O programa ficou com as atividades suspensas em virtude da pandemia, e por conta das mudanças que o sistema carcerário passou. O trabalho antes era realizado com as mulheres, mas como a partir de agora apenas homens devem cumprir a pena em Toledo, foi preciso readequar.

“Nós não sabíamos como seria a adesão deles, mas a receptividade foi tão grande que o projeto tem tudo para ser um sucesso novamente”, esclarece a supervisora da área de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon.

A supervisora conta que este ano haverá uma sala para prestar atendimentos psicológicos. “É preciso ter um cuidado com a saúde mental. A Prati-Donaduzzi é uma empresa preocupada com a comunidade na qual está inserida. Assim, acreditamos que eles possam ter um futuro melhor e com qualidade de vida por meio deste programa”.

Os primeiros atendimentos e as demais atividades já estão agendados para a próxima semana. Os profissionais que estarão atuando com os detentos, passam por todo um protocolo de segurança sanitária, já que assim como a Prati-Donaduzzi, o DEPEN também se preocupa com as medidas preventivas em virtude da pandemia da COVID-19.

Ler 828 vezes Última modificação em Quinta, 09 Setembro 2021 15:55